Homeopatia Veterinária
Rafaela Zanchet

Ao longo dos séculos, os homens vêm pesquisando novos medicamentos, na tentativa de combater as doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais e dos próprios homens. Esses medicamentos, normalmente são de origem química e podem causar intoxicações nos seres vivos e no ambiente, causando desequilíbrios intensos dos sistemas biológicos. Por esse motivo, as pessoas vêm buscando formas naturais de cura, como exemplo a homeopatia.

 

Em 1755, nasce na Alemanha Samuel Hahnemann, um estudioso que, aos 24 anos, recebeu o grau de Médico e exerceu a profissão até 1787, quando a abandonou por não ter se conformado com os métodos de cura da época, quando ainda predominava o uso de sangrias e purgantes. Para prover o seu sustento e da família, passou a traduzir obras científicas. Traduzindo um livro médico de Cullen, em 1790 iniciou o estudo de um sistema médico que futuramente seria conhecido como Homeopatia.

 

O princípio da cura homeopática é a cura pelos semelhantes, um medicamento que causa diarréia, pelo princípio da homeopatia ele também é utilizado para curar a diarréia.

 

Segundo Hahnemann, a homeopatia vê o indivíduo como um todo, um ser completo, formado pelo corpo físico, mente e alma. Ele observou que as pessoas, durante uma mesma doença, apresentavam sintomas iguais e sintomas particulares de cada um, com isso concluiu que os seres vivos são organismos únicos.

 

Enquanto a medicina tradicional alopática observa os sintomas como uma manifestação da doença, a homeopatia os observa como uma reação natural do organismo, contra a doença. Por esse motivo, quando um animal é consultado por um Médico Veterinário Homeopata, ele precisa conhecer a realidade em que ele vive, ambiente, rotina, alimentação, cuidados, convivência com outros animais, entre outros.

 

Após uma análise criteriosa dos sinais clínicos e das individualidades do paciente, o Médico Veterinário Homeopata poderá, portanto, descobrir qual o medicamento indicado para cada caso. Por esse motivo que o ato de prescrever medicamentos homeopáticos é complexo e requer muitas observações e estudo. No entanto, os complexos homeopáticos já comercializados facilitam o uso da homeopatia por Médicos Veterinários alopatas.

 

A homeopatia promove a harmonização do organismo, estimulando o próprio organismo a se curar, levando a uma cura suave e duradoura, uma cura real.

 

Com o sucesso alcançado no tratamento de pequenos e grandes animais, a Homeopatia vem se consolidando como uma forma de cura amplamente utilizada na clínica de animais domésticos e futuramente a utilizaremos na cura de todos os seres vivos.

 

Rafaela Zanchet

Médica Veterinária

Assessora Técnica

Linha HOMEO PET REAL H

rafaela.assessoratecnica@realh.com.br