Persistência de Dente Decíduo
Joyce Katiuccia Medeiros Ramos Carvalho

A primeira dentição é formada por 28 dentes no cão e 26 dentes no gato. Denominada dente decíduo ou popularmente conhecido como “dente de leite”, a erupção ocorre por volta três semanas nos gatos e quatro semanas nos cães, iniciando pelos dentes da frente denominados dentes incisivos. O processo de esfoliação ocorre para que os dentes decíduos dêem lugar aos permanentes.

Na dentição permanente os cães possuem 42 dentes e os gatos 30. Ao final do oitavo mês de idade, tanto no cão como no gato, todos os dentes permanentes deverão ter eclodido. A permanência dos dentes de leite após o oitavo mês de vida, de ambas as espécies, é conhecida como persistência de dente decíduo.

A persistência da dentição decídua é bastante freqüente em cães de pequeno porte (Yorkshire, Lhasa Apso, Maltês, Shitzu e Poodle) e mais rara em gatos.

O diagnóstico é basicamente clínico e facilmente realizado pelo conhecimento anatômico e posição do dente, mas em alguns casos é necessária a radiografia. A persistência de dente decíduo pode ocorrer com um ou mais elementos dentais. Os dentes caninos e incisivos são os mais comumente encontrados nessa situação, mas há casos em que todos os dentes decíduos estão presentes concomitantes com os permanentes.

Dentes decíduos e permanentes não podem ocupar o mesmo alvéolo, portanto assim que se observe a permanência do “dente de leite”, deve-se proceder à extração (exodontia) dos decíduos.

A persistência pode acarretar problemas de oclusão (dentes mal posicionados, desgaste dos dentes, traumas na gengiva) bem como desenvolvimento da doença periodontal precoce, localizada entre os dentes permanentes e os decíduos, pelo acúmulo de placa bacteriana.

Para a saúde oral do seu animal

Inicie uma rotina de higiene oral em casa, com orientação do médico veterinário, para manutenção da saúde dos dentes e da gengiva;

Realize check-ups periódicos, para que possíveis alterações sejam diagnosticadas e tratadas precocemente, acompanhando assim a saúde oral do seu amigo.

Procure o serviço odontológico especializado para prevenir problemas ortodônticos e doença periodontal.

 

Joyce Katiuccia Medeiros Ramos Carvalho

CRMV-MS 1910

Serviço de Odontologia Veterinária - ODONTOPET